sábado, 14 de julho de 2012

Crítica de Filmes - Prometheus (2012)

Um dos filmes mais aguardados de 2012, a prequel do clássico absoluto Alien (1977) era esperada com ansiedade por fãs do mundo todo, ainda mais com a presença confirmada do diretor responsável pelo primeiro filme da série. Mas infelizmente o filme foi uma enorme decepção para os fã de cinema de Ficção Científica de qualidadade, principalmente da série Aliens.

Fiz abaixo uma "breve" lista com os motivos que fazeram de Prometheus um dos roteiros de Ficção Científica mais furados e repleto de chutes de todos os tempos. Foi lamentável ver o grande Ridley Scott (que a bem de verdade, desde Gladiador não fez nada de bom) dirigindo uma bomba dessas.

Vejamos.

1 – Dois arqueólogos encontram um padrão de 5 esferas em escavações de diferentes civilizações antigas. Qual a teoria mais plausível para os dois cientistas? UM CONVITE ALIENÍGENA! O roteirista deveria se explicar ao Eric Von Daniken ou pelo menos lhe dar os créditos.

2 – Convencidos de que se trata de um convite alienígena (“eu escolhi acreditar”), os cientistas (?) descobrem que as tais esferas são um “mapa de um sistema planetário”. Desde quando algumas bolas gravadas em duas dimensões seriam capazes de marcar coordenadas estelares? Qual o ponto de referência? Qual a escala? Qual a trajetória? De onde? Pra onde? Incrível como um chute desses vira argumento de um roteiro de Ficção Científica dita "séria".

3 – Planeta descoberto (chute), os dois cientistas (?) convencem um empresário vestindo uma máscara de carnaval de borracha a financiar uma expedição de 1 trilhão de dólares. Não sei como será a inflação do futuro, mas o filme deixa claro que é muita coisa. Como eles convenceram alguém a financiar esse chute? Só o roteirista sabe.

4 – Forma-se a equipe. Um geólogo que tem medo de cavernas e que se perde dentro delas. Um biólogo que morre de medo ao ver o corpo de uma forma de vida inteligente pela primeira vez na história da humanidade, mas que acha fofo uma naja alienígena. Dois pilotos que ficam felizes em morrer em nome de um palpite de uma louca correndo no meio de um terremoto e um capitão que abandona o posto pra transar com a Charlize Theron! Ops! Esse talvez seja o único NÃO furo do filme.

5 – O andróide David é o mais humanos de todos. Isso é legal. Mas isso não justifica sua IMBECILIDADE em envenenar (como ele sabia o efeito disso?) o cientista só porque foi zoado por ele antes. Por mais humano que o andróide fosse, ele não iria colocar toda a missão em risco (e foi exatamente isso que ele fez) ainda mais com o velho empresário (seu criador, e considerado como um pai) secretamente (alguém ficou surpreso com aquilo?) a bordo da nave.

6 – A cena da cesariana foi tão ridícula que me recuso a acreditar que alguém tenha achado aquilo bem feito. A justificativa para a existência daquela máquina de cirurgia naquela célula de sobrevivência privada (e não no centro médico da nave) feita pela personagem de Charlize Theron é tão absurda que só desligando o cérebro para engolir aquilo.

7 – O David avisa para a heroína do filme que ela está "grávida de 3 meses". De onde saiu aquela fala? Por que um andróide diria isso? O feto era um algo parecido com um polvo e isso era a primeira vez que acontecia na história. Estaria David fazendo uma piadinha? Outra bobagem sem o menor sentido.

8 – Os cientistas (?) preferem explorar a instalação ("Será que é natural?"!!!!!!!!) antes de esperar as sondas flutuantes terminarem o trabalho. Fiquei curioso em ver o processo seletivo para essa missão.

9 – O geólogo, que foi morto pela naja albina, virou zumbi e foi lá na Prometheus tocar o terror. George Romero agradece a singela homenagem, mas a Mitologia Alien virou piada. Onde aquele mutante-zumbi entra na mitologia dos 6 filmes envolvendo os Aliens? Só a atual "modinha zumbi" pode explicar.

10 – O Hulk Albino, supostamente um membro de uma raça mais antiga que a vida na terra e ultra-inteligente, comporta-se como um verdadeiro imbecil ao ser acordado de um sono de alguns milênios. Mesmo que a missão dele fosse destruir a Terra (sabe-se lá de onde a Mamãe  do Polvo teve certeza absoluta disso), espera-se algo a mais de alguém que sabe tomar sorvete sem mete-lo na testa.

11 – Qual o sentido de maquiar um ator de velho se ele sequer aparece novo no filme? Que maquiagem foi aquela? Acabou a grana?

12 – David falou que havia outras naves. Será que não havia outros Hulks Albinos? Outros cilindros de liquidos negros? Ficou pro segundo filme? Se esqueceram? Veremos.

13 – O bebê polvo cresceu comendo ar? Ele é fruto de uma gestação humana proveniente de um esperma contaminado. Onde isso encaixa na mitologia Alien? Alguém arrisca um chute?

14 – A nave sobe... sobe... sobe... leva uma porrada da Prometheus... cai... cai... cai... gira... gira... gira... cai... Parou! Mas a cabeça do David continua no mesmo lugar.

15 – As duas mulheres fungindo da morte correm na superfície do planeta em linha reta feito galinhas na frente de um carro. Uma morre esmagada e a outra faz um ROLAMENTO e é salva por uma PEDRA um pouco mais alta do que ela deitada. Pedra de adamantium? Pelo amor de Deus...

16 - O cientista envenenado diz que "quer respostas", mas fica revoltado quando descobre que o planeta é apenas um laboratório de armas biológicas (teoria do capitão, diretamente retirada da prancheta do roteirista). O "grande" cientista estava esperando um simpósio "Como criamos a vida na terra"? E se era convite, que raios de convite é esse? Convite pra uma instalação militar? Qual o sentido disso? Por que diabos eles iriam dizer através das cinco esferas o "endereço" de uma fábrica de armas biológicas? Teoria absurda. Convite bisonho. Instalação imbecil. Tudo errado. Nada faz sentido.

17 - O empresário não quer morrer e usa todo o dinheiro que tem pra conseguir viver pra sempre. Clichezaço, mas tudo bem. Mas qual a teoria dele? "Vou para o planeta do convite e pedir pra ficar imortal, já que os Engenheiros devem saber como dominar a morte". É isso mesmo? UAU! Que roteiro genial, hein?

18 - Depois que a Nave Bambolê para de rolar, o Hulk Albino, enlouquecidamente imbecil, sai da nave pra matar a mocinha do filme. Como ele sabia que ela estava viva? Como ele sabia onde ela estava? Como ele sabia que ela ainda não estava na Nave? Como ele sabia que ela estava dentro do módulo de sobrevivência?

19 - O holograma mostrou que os Engenheiros usavam trajes espaciais, mas ele foi ao módulo de sobrevivência sem capacete. Ô lá lá!

20 - O filme se passa cerca de 30 anos ANTES do primeiro Alien. Por que os membros da Nostromo não viram os destroços da Prometheus?

21 - Se o Alien, como conhecemos, é fruto de uma mistura de raças com o misterioso liquido negro, como explicar o peito do Hulk Albino fossilizado (fossilizado em 30 anos?) no centro de comando que aparece no primeiro Alien? Ele não morreu na cápsula de sobrevivência antes?

22 - No primeiro Alien, a Nave Bambolê está repleta de ovos, certo? Quem bota ovos na mitologia Alien? A Rainha Mãe. Somente ela. Os Aliens regulares não botam ovos. Então, quem botou aqueles ovos? O Alien que saiu da barriga do Hulk Albino? Mas ele não poderia ser a Rainha Mãe já que era apenas uma mistura de POLVO + Hulk albino.

Enfim... Lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário