sexta-feira, 15 de julho de 2011

Galeria de Escritores de Ficção Científica

Sabemos que a tarefa de classificar este ou aquele escritor de “Escritor de Ficção Científica” é difícil, polêmica e até certo modo inútil. Muitos autores na lista transitaram por vários estilos literários sem se preocuparem com essa classificação. Portanto, o nosso critério é simples: autores que em algum momento de sua carreira usou a Ficção Científica (e seus vários subgêneros) como apoio ou ferramenta para contar uma história.

POUL ANDERSON
Poul Anderson trabalhava como físico na Universidade de Minnesota quando descobriu o seu talento único para ficção científica. A partir daí publicou dezenas de livros e contos, incluído alguns fora do campo da ficção científica. Entre seus estranhos passatempos, contam-se torneios em estilo medieval e o um barco Viking.

Principais obras de SCI-FI: "Viagem ao Infinito", "O Avatar", "A Trompa do Tempo", "O Sol Invisível".

 
BRIAN ALDISS
O inglês Brian Wilson Aldiss atualmente é o vice-presidente da H. G. Wells Society. Seu conto mais conhecido é Super-Toys Last All Summer Long e serviu de base a Stanley Kubrick e Steven Spielberg para o roteiro do filme A.I. - Inteligência Artificial.

Principais obras de SCI-FI: "Super-Brinquedos duram o verão todo", Trilogia "Helicónia".

ISAAC ASIMOV (1920-1992)
Nascido na Rússia, mas naturalizado americano aos dois anos de idade, Issac Asimov teve uma infância pobre entre os estudos e o balcão da loja de doces do pai. O jovem judeu começou a escrever contos para os pulps de John W. Campbell e outros e hoje é considerado um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos. Doutor em Bioquímica pela Universidade Columbia, chegou a dar aula antes de se dedicar completamente à literatura. Escritor compulsivo, produziu uma infinidade de livros, contos, obras técnicas, didáticos e artigos para jornais e revistas e roteiros de seriados de TV e cinema.

Principais obras de SCI-FI: Série "Fundação", "Eu robô", "O Despertar dos Deuses", "Sonhos de Robô", “Viagem Fantástica”, "O Cair da Noite" (com Robert Silverberg), "Azazel", "Fim da Eternidade".

RAY BRADBURY
Ray Bradbury nasceu em Illinois numa família de acentuadas tradições artísticas. Escreveu seu primeiro livro aos 12 anos e publicou seu primeiro trabalho aos 21 anos. Colabora para as principais revistas americanas como o New YorkerSaturday Evening Post e American Mercury. Suas obras são de uma poesia e beleza inigualáveis, mesmo quando transita pelo terror e fantástico. Recentemente Bradbury envolveu-se numa polêmica com o documentarista norte-americano Michael Moore por conta do documentário “Fahrenheit 9/11” pela utilização metafórica do título de seu principal livro sem sua autorização.

Principais obras de SCI-FI: "Crônicas Marcianas", "O Vinho da Alegria", "Fahrenheit-451", "O País de Outubro", "A Cidade Perdida de Marte".

DAVID BRIN
Considerado o melhor escritor de ficção científica da década de 80 pela revista Locus, David Brin é sem dúvida um dos melhores escritores da "nova geração". Graduado em Astrofísica, é consultor da NASA. Suas obras revelam uma grande versatilidade tendo algumas de cunho meramente aventuresco e outras de uma profundidade psicológica e social muito marcante. 

Principais obras de SCI-FI: "Startide Rising", "O Carteiro", "Rio do Tempo", "The Uplift War", e a Nova trilogia da série "FUNDAÇÃO" de Isaac Asimov.

ANTHONY BURGESS (1917-1993)
Este "louco" inglês é conhecido pelo seu lado crítico e irônico. Suas obras sempre exploraram os dilemas modernos, tecnologia e o futuro de uma sociedade completamente dependente da técnica e pouco humana. Suas críticas sempre cheias de violência e cenas chocantes, levou Anthony Burguess a ser uma espécie de Aldous Huxley dos anos 70, mas com influências marcantes de George Orwell. Ficou conhecido mundialmente depois que Stanley Kubrick, em mais uma obra-prima, filmou seu principal clássico: A Laranja Mecância (Clockwork Orange).

Principais obras de SCI-FI: "A Laranja Mecânica", "MF - Macho e Fêmea", "1985", "Any Old Iron", "Devil of a State".

JORGE LUIZ CALIFE
Jorge Luiz Calife é jornalista especialista em Ciência e Tecnologia. A comunidade mundial de fãs de ficção científica tem uma dívida com Calife, pois foi graças a um "palpite" dele, que Arthur C. Clarke resolver dar continuidade à "2001 - Uma Odisséia no Espaço". Dentre outras coisas, Jorge Luiz Calife fez a versão brasileira dos 5 primeiros livros da série DUNA de Frank Herbert.

Principais obras de SCI-FI: "Padrões de Contato", "Horizonte de Eventos", "Linha Terminal" e “As Sereias do Espaço”.

JOHN WOOD CAMPBELL Jr. (1910-1971)
O lendário John W. Campbell Jr. foi editor da revista de maior prestígio gênero no período de 1937-1971, a Astounding SF. A maioria dos escritores de ficção científica da chamada "Geração de Ouro da Sci-Fi" passaram por seu "terrível" escritório, dentre ele o jovem Isaac Asimov (em 1938), Robert A. Heinlein (em 1939) e Robert Silverberg (em 1952). Campbell deu a idéia para Isaac Asimov escrever o conto "O Cair da Noite" que foi considerado por 40 anos o melhor conto de ficção científica de todos os tempos.

Principais obras de SCI-FI: "Invasores do Infinito", "Ilhas do Espaço", "The Ultimate Weapon", "The Mightiest Machine", "Planetária".

ORSON SCOTT CARD
Orson Scott Card foi o primeiro escritor a receber o prêmio HUGO e NEBULA (os mais importantes prêmios da literatura de SCI-FI) por 2 anos consecutivos. É sem dúvida uns dos mais profícuos escritores da ficção científica da chamada "Nova Geração". Nasceu nos EUA e é conhecido pela romatização do roteiro cinematográfico "O Segredo do Abismo" de James Cameron. Orson Scott Card morou no Brasil por dois anos quando era missionário voluntário da Igreja Mormom.

Principais obras de SCI-FI: "O Segredo do Abismo", "A Odisséia de Worthing", "O Jogo do Exterminador" e "Orador dos Mortos".

ARTHUR C. CLARKE (1917-2008)
Arthur C. Clarke  foi militar durante a segunda guerra mundial antes de se tornar um dos maiores escritores de ficção científica. Ganhou inúmeros prêmios internacionais em virtude de seus escritos e por ser um dos pioneiros a profetizar a era espacial (por exemplo, é o criador da teoria do funcionamento dos satélites). Mergulhador amador refugiou-se no Sri-Lanka por várias décadas até morrer. No final da vida, além de receber o título de Cavaleiro do Império Britânico, sofreu uma infame acusação de pedofilia, jamais comprovada. 

Principais obras de SCI-FI:"Areias de Marte","O Terceiro Planeta", "2001-Uma Odisséia no Espaço", "2010-O Ano em que Faremos Contato", "2061", "3001-A Odisséia Final", "Rendezvous com Rama", "Fontes do Paraíso", "Fim da Infância".

EDMUND COOPER
Nascido em Londres, formou-se na Manchester Grammar School, trabalhou na marinha britânica antes de se tornar um escritor de ficção científica. Sob o pseudônimo de Richard Avery, publicou uma série de Space Operas com o título de "Os Gastadores". Colaborou no prestigiado jornal Sunday Times como crítico de livros de ficção científica. Edmund Cooper movimentou-se em assuntos como antropologia, holocausto e sociologia. Alguns de seus livros têm uma visão pessimista do futuro do homem, já outros prevêem um futuro sadio.

Principais obras de SCI-FI: "O Unicórnio", "A Meia-noite Incerta", "O Décimo Planeta", "A Humanidade Artificial", "Cavalo-Marinho na Céu".

MICHAEL CRICHTON (1942-2008)
Michael Cricthon cursou a faculdade de literatura em Harvard, mas por ter recebido "C" por um texto que na verdade era de George Orwell, abandonou o curso resolveu se formar em medicina. Crichton possuia um conhecimento científico e tecnológico assombroso que enriquece sua obra. Trabalhou com televisão e foi diretor de cinema, mas seu talento se firmou como escritor de ficção científica. Hoje Michael Cricthon ficou conhecido mundialmente por escrever livros para o cinema (que nem sempre lhe fazeram justiça). Era sem dúvida o escritor de sci-fi mais rico da atualidade quando morreu prematuramente de câncer.

Principais obras de SCI-FI: "O Enigma de Andrômeda", "Jurassic Park", "Congo", “A Esfera”.

PHILIP K. DICK (1928-1982)
O norte-americano Philip K. Dick é sem dúvida um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos. Apesar de uma vasta obra, seus livros só passaram a se reconhecidos depois de sua morte, mais sobretudo após o lançamento do filme Blade Runner, baseado em seu livro. Temas como metafísica, religião e problemas sociais são comuns em seus livros. A luta do homem contra a máquina e contra o “sistema” talvez seja a principal tônica de seu trabalho. Acredito que seja o autor mais adaptado para o cinema nas últimas décadas. 

Principais obras de SCI-FI: "Do Androids Dream of Electric Sheep?" (Blade Runner), "O Homem do Castelo Alto", "Os Três Estigmas", "Loteria Solar", "Ubik", “Vozes da Rua”, “Valis”, “Minority Report”, “O Pagamento”, “Escritório de Ajustes”.

ARTHUR CONAN DOYLE (1859-1930)
Nasceu em Edimburgo, estudou na Áustria e na Universidade de Edimburgo, onde se formou em medicina em 1885. Foi médico de bordo num navio baleeiro e nos longos períodos de inatividade (não era um bom médico) começou a escrever aquelas famosas aventuras de Sherlock Holmes que lhe proporcionaram fama mundial. Apesar disso, Sir. Conan Doyle também foi um ótimo escritor de ficção científica (onde criou o personagem Professor Challenger), ficção fantástica e terror. Foi correspondente na África do Sul durante a Guerra Anglo-Bôer e trabalhou para o Serviço de Propaganda dos Aliados durante a Primeira Guerra Mundial.

Principais obras de SCI-FI: "O Mundo Perdido" e "A Nuvem Envenenada" 

FAUSTO FAWCETT
Músico, compositor, poeta, jornalista, escritor, filósofo, agitador cultural e ícone da cultura pop underground carioca. Obcecado por loiras, gueixas, putas, cafetões, vagabundos, drogados, estudantes de comunicação e pelas mais variadas criaturas da fauna noturna de Copacabana. Fausto Fawcett – por interesses filosóficos e estéticos – flertou com o Cyberpunk, mas sendo de caráter “Fawcettiano”, deveria ser chamado de “Cyber-sado-porno-rap-funk da Galeria Alaska". Para os leitores de SCI-FI não acostumados com o universo caótico do “Lado Asiático de Copacabana”, é recomendado um “curso intensivo” antes através de seus discos..

Principal obra de SCI-FI: “Santa Clara Poltergeist”.

JACK FINNEY (1911-1995)
Já no seu primeiro conto "The Widows Walk", ganhou um concurso patrocinado pela revista Ellery Queen's Mystery Magazine. Vários de seus romances, como por exemplo, "Os Invasores de Corpos" e "Time and Again" foram adaptados para o cinema, o tornado um dos mais famosos escritores de ficção científica. 

Principais obras de SCI-FI: "Os Invasores de Corpos", "Time and Again", "Fron Time to Time", "O Terceiro Nível", "I Love Galesburg in the Springtime". 


ALAN DEAN FOSTER
O norte-americano Alan Dean Foster é além de um escritor de ficção científica, um grande escritor de fantasia. Umas das suas marcas registradas são as novelizações de filmes de sucesso, séries de TV e até um vídeo-game de computador ("The Dig"). Formou-se em Ciências Políticas e tem Mestrado em Artes Cinematográficas pela UCLA. Fã de música clássica e heavy metal, Foster sempre deu um pouco de cada em suas obras.

Principais obras de SCI-FI: "Alien", "Star Wars", "The Dig", "Krull", "Star Trek", "Outland", "A Coisa" (todas novelizações), "Cyber Way", "Midword".

WILLIAM GIBSON
O norte-americano William Gibson em conjunto com Bruce Sterling e outros escritores de sci-fi criaram um movimento no início dos anos 80 chamado Movimeto Cyberpunk. Gibson criou o conceito de cyberspace e delineou a definição de “Realidade Virtual". Suas obras, com nítida inspiração em Philip K. Dick, são uma análise da relação de um futuro extremamente tecnológico com o dia-a-dia do homem comum. Querem saber de onde tiraram uma das idéias centrais do filme Matrix? Pois é...

Principais obras de SCI-FI: "Neuromancer", "Count Zero", "Mona Lisa Overdrive" Virtual Light", "The Difference Engine" (com Bruce Sterling).

ROBERT A. HEINLEIN (1907-1988)
Robert A. Heinlein, um dos mais credenciados e premiados autores de ficção científica, freqüentou a Academia Naval Norte-Americana e cursou Matemática e Física na célebre UCLA antes de se dedicar à literatura. Suas obras revelam um senso de humor único e uma grande capacidade de criar polêmica. Assuntos delicados como sexo, preconceito racial, religião são tratados apenas como uma variante da sociedade, deixando o "estabelecido ocidental" de pernas por ar.

Principais obras de SCI-FI: "Estrela Dupla", "Estranho Numa Terra Estranha", "Tropas Estelares", "Friday", "As Negras Crateras da Lua", "The Moon is a Harsh Mistress".

FRANK HERBERT (1920-1986)
Frank Herbert exerceu várias atividades profissionais, algumas bem pouco ortodoxas, com as de pescador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva e analista. Em 1952 começou a escrever ficção para revistas. Frank Herbert colocava em suas obras seus conhecimentos de psicologia, religião, filosofia oriental, ecologia, ioga, meditação, eletrônica, geologia e navegação. O resultado suas obras são de uma complexidade incomparável sendo considerado o criador da chamada "Ficção Científica Psicológica".

Principais obras de SCI-FI: A épica Hexalogia "DUNA" e "The Dragon on the Sea".

L. RON HUBBARD (1911-1986)
Hubbard é mais conhecido como o "bispo" fundador da Cientologia, seita que ainda faz sucesso entre algumas estrelas de Hollywood e que é sempre acusada pela imprensa norte-americana de enriquecer seus "sacerdotes". Polêmicas religio$as a parte, Hubbard fez parte da chamada "Geração de Ouro da Ficção Científica" e escreveu vários livros de SCI-FI (na verdade ele escrevia sobre praticamente tudo). Muitos deles viraram clássicos do gênero.

Principais obras de SCI-FI: Decalogia "Campo de Batalha: Terra".

ALDOUS HUXLEY (1894-1963)
Nascido na Inglaterra, Aldous Huxley iniciou-se no jornalismo com pouco mais de vinte anos. Em 1912 publicou "Amarelo Cromo", o primeiro ensaio de uma série de romances, ensaios e novelas. Morou na França, Itália e EUA. Seus trabalhos sempre foram uma antevisão o futuro no qual o domínio quase integral da técnica e do saber científico produz uma sociedade totalitária e desumanizada. É sem dúvida um dos autores mais influentes do gênero.


Principais obras de SCI-FI: "Admirável Mundo Novo", "O Despertar do Mundo Novo", "Geração Devassa, "Contraponto", "Adônis", "A Ilha", "Eminência Parda".

URSULA K. LeGUIN
O mundo da ficção científica é um pouco machista, mas não por opção e sim por circunstâncias do destino. Ursula LeGuin prova que não há preconceito para com o sexo "frágil" dentro do fechado masculino clube da sci-fi, pois além de gozar de um grande prestígio entre os leitores e colegas, ela é uma das maiores ganhadoras de prêmios e honrarias oferecidas à categoria. Seu primeiro livro remonta de 1966 ("Rocannon's World"), um escândalo para época.

Principais obras de SCI-FI: "Rocannon's World", "A Mão esquerda da Escuridão”, "The Dispossessed", "Eye of the Heron", "Malafrena", "Tehanu: The Last Book of Earthsea", "City of Illusion".

H. P. LOVECRAFT (1890-1937)
H. P. Lovecraft é um exemplo extraordinário da literatura moderna. Não pode ser considerado apenas um escritor de histórias de terror. Seus livros e contos carregam uma carga fortíssima de fantasia e imaginação. Suas principais influências são os gênios Edgar Allan Poe, Hoffmann e Arthur Machen. Em seus delírios literários, desfilam criaturas extraterrestres fantásticas, cenários inacreditáveis, narrativas alucinantes e lendas de remontam de tempos imemoriais. Lovercraft em vida foi um homem realmente estranho. Quase não tinha amigos e se comportava como um misantropo. Escritor compulsivo de cartas, foram mais de 100 mil registradas durante sua vida. Comparado ao talento imaginativo de Lewis Carrol e J.R.R. Tolkein, Lovecraft morreu praticamente desconhecido do público e crítica. Hoje é cultuado. 

Principais obras de SCI-FI: “A cor que veio do céu”, "Um Sussurro nas Trevas", "Vento Frio".


RICHARD MATHESON
Autor de diversos romances, contos, e roteiros para TV e cinema, Richard Matheson é nome obrigatório para todo fã de SCI-FI, Terror e Fantasia. Além de vários de seus trabalhos terem recebido adaptações para o cinema (desde os românticos “Em algum lugar no passado” e “ Amor Além da Vida” aos aterrorizantes “Casa Infernal”, “Eu sou a lenda”  - que na verdade recebeu 3 adaptações –  e “O Incrível homem que encolheu” e “Encurralado”) , Matheson escreveu vários episódio para lendária série “Além da Imaginação” (dentre eles o célebre Nightmare at 20,000 Feet) e um episódio para a série clássica do Jornada nas Estrelas ( O inimigo interior). 

Principais obras de SCI-FI: “Eu sou a lenda”, “O Incrível Homem que encolheu”.


GEORGE ORWELL (1903-1950)
George Orwell, pseudônimo de Eric Blair, nasceu na Índia, região que em 1972 tornou-se independente e onde hoje é Bangladesh. Blair estudou na Inglaterra e morou em vários países da Europa onde trabalhou como auxiliar de escritórios, jornalista e editor de jornais. Foi colaborador da BBC, Home Guard, Tribune e The Observer. Suas obras sempre foram uma dura crítica ao totalitarismo, a opressão e aos problemas da classe trabalhadora. Eric Blair não pode ser considerado um escritor de ficção científica, mas sua principal obra, 1984, é considerada uma obra-prima do gênero.

Principais obras de SCI-FI: "1984", "Revolução dos Bichos", "Ensaios Críticos", "Shooting an Elephant".

EDGAR ALLAN POE (1809-1949)
Edgar Allan Poe foi uma pessoa muito problemática. Ficou órfão aos dois anos de idade e teve uma vida com vários problemas de saúde e particulares, o que acabou influenciando em muito sua obra. Poe é conhecido mundialmente por seus contos e poemas sobre a Morte, o Sobrenatural e Terror ("O Corvo", "O Barril de Amontilado", "O Gato Preto", "O Poço e Pêndulo", "A Queda da Casa Usher" são apenas alguns exemplos), mas também escreveu algumas pérolas da literatura policial e ficção científica, se tornando um dos pioneiros dos dois gêneros. Poe foi o primeiro a utilizar métodos científicos para compor o enredo de seus contos policiais e de ficção científica, servindo de inspiração para autors como Arthur Conan Doyle e H. G. Wells.

Principais obras de SCI-FI: "A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall", "Breve Palestra com uma Múmia", "Diálogo entre Eiros e Charmion".

FREDERIK POHL
Frederik Pohl apareceu com o pseudônimo de Elton Andrews em 1932 na Astounding SF de John W. Campbell.  Foi agente literário e editor das revistas de sci-fi Galaxy durante os anos 60, e as revista IF e Worlds of Tomorrow.  Foi um dos membros fundadores do famoso Clube Futurians de Ficção Científica.

Principais obras de SCI-FI: "Gateway", "Além do Azul Horizonte de Eventos", "Black Star Rising", "Chernobil", "Man Plus", "Ninguém Morre nesse Mundo", "O Pequeno Homem Invisível", "Starburst".

CARL SAGAN (1934-1996)
Carl Sagan, astrofísico americano falecido em 1996. Um dos responsáveis pelas Missões Viking e Voyager da NASA, ficou conhecido mundialmente com a fantástica série para TV de divulgação científica COSMOS. Escreveu vários livros e artigos sobre o homem e o espaço, tanto no âmbito físico como no metafísico. Deixou apenas um livro de ficção científica "Contato", escrito em meados da década de 80, onde especula sobre os efeitos causados por uma mensagem alienígena interceptada por seres humanos, colocando em xeque temas como Religião, Política, Padrões Éticos,Culturais e Sociais.

Principais obras de SCI-FI: "Contato". 

CHARLES SHEFFIELD
Charles Sheffield é um dos mais importantes nomes da Hard Science Fiction nos EUA. Faz parte da "nova geração" de escritores. Seus livros e contos combinam suspense, aventura e grande conhecimento técnico e teórico. Atualmente é cientísta-chefe da Earth Satellite Corporation, possui os graus de bacharel e mestre em matemática e doutorado em física teórica.

Principais obras de SCI-FI: "Maré de Verão", "Divergência", "Convergência".

MARY SHELLEY (1797-1851)
A maior obra de Mary Wollstonecraft Shelley, "Frankenstein", é considerada simplesmente uma obra de Terror apenas por aquelas pessoas que nunca leram o livro ou aqueles acham que Boris Carloff é o mais próximo do “monstro” descrito em seu livro. Apesar de Mary Shelley não ter criado um novo ramo literário, "Frankenstein" é considerado uma dos primeiros romances de ficção científica que se tem notícia (1818). A inglesa Mary Shelley escreveu também contos e histórias curtas.

Principais obras de SCI-FI: "Frankenstein - O Orpheu Moderno", "O Último Homem".

ROBERT SILVERBERG
O norte-americano Robert Silverberg teve o mesmo início de Isaac Asimov. Assim como o veterano Asimov, o então jovem Silveberg se aventurou até o escritório de John W. Campbell onde teve as suas primeiras histórias publicadas na revista Astounding SF. O sucesso não demorou a chegar até escrever um livro com Isaac Asimov, a romantização do conto "O Cair da Noite".

Principais obras de SCI-FI: "O Labirinto", "O Cair da Noite", "A Times of Changes", "Torre de Vidro", "Up the Line", "Estação dos Exilados".

CLIFFORD D. SIMAK (1904-1988)
O norte-americano Clifford D. Simak foi um dos veteranos da sci-fi. Antes de começar escrever em 1931, foi jornalista e editor e escrevia colunas científicas para vários jornais americanos. Tem uma obra muito vasta servindo de inspiração para vários escritores.

Principais obras de SCI-FI: "Way Station", "Cidade", "Os Visitantes", "Mastodonia", "A Revelução das Máquinas", "Time and Again", "O Planeta do Sol Vermelho", "Boneca do Destino".

BRUCE STERLING
O texano Bruce Sterling, juntamente com Willian Gibson, foi o principal articulador e ideólogo do chamado movimento Cyberpunk no começo dos anos 80. Começou a carreira escrevendo contos para a revista Isaac Asimov Magazine. Além de escritor, é crítico de ficção científica, publicitário e editor da revista Cheap Truth fanzine.

Principais obras de SCI-FI:"The Artificial Kid", "Piratas de Dados", "The Difference Engine" (com William Gibson), "Mirrorshades; The Cyberpunk anthology ", "Schismatrix".

THEODORE STURGEON (1818-1985)
O norte-americano Theodore Sturgeon foi mais um grande escritor revelado por John Wood Campbell em seu "terrível" escritório. Sua primeira história foi publicada em 1939. Além de escritor, foi colaborador das revistas Unknown e a própria Astounding de Campbell. Sturgeon também é conhecido por ter escrito vários episódios da série clássica de "Star Trek".

Principais obras de SCI-FI: "Vênus Plus X", "Caviar", "Beyond", "The Ultimate Egotist", "More Than Human", "A Way Home".

JACK VANCE
Nasceu em São Francisco em 1920. Serviu na Marinha mercante americana durante a Segunda Guerra Mundial. Uma das principais habilidades que possui é harmonizar ciência, mitologia, e magia, documentando-se principalmente na história e lendas do Sul da Arábia. Suas obras são de um universo ficcional de clima maravilhoso e fantástico, com raízes profundas em contos de fadas, na mitologia, no maniqueísmo moralista e no delírio da aventura.

Principais obras de SCI-FI: "Dying Earth", "Marune: Alastor 933", "Wist: Alastor 1716", "Trullion: Alastor 2262", "Night Lamp".

GUY P. DE VASCONCELLOS
O carioca Guy Pinheiro de Vasconcellos é advogado e diplomata desde 1959. Ocupou vários cargos diplomáticos no exterior e morou em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Começou a carreira na literatura em 1989 com o livro de contos "Passagens pelo Absurdo". Disse Rubem Braga sobre e seu livro de contos: "Ele é apenas um homem da terra ligado às coisas de terra, aos problemas estritamente humanos do amor, da ambição e do medo".

Principais obras de SCI-FI: "Passagens pelo Absurdo" e "Triângulo Espacial". 

JÚLIO VERNE (1828-1905)
Escritor francês, nascido em Nantes. Considerado por muitos como um Pai da Ficção Científica. Escreveu mais de 60 romances e narrativas que foram traduzidos para cerca de 80 línguas. Júlio Verne inspirou não somente os escritores de ficção científica e aventura, mas de qualquer ramo literário. Não era muito científico, mas seus livros se baseavam mais nas aventuras e nas descrições detalhadas dos cenários. Suas obras continuam deslumbrando jovens e adultos mais de 100 anos após sua morte.

Principais obras de SCI-FI: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Vinte Mil Léguas Submarinas", "Ao Redor da Lua", "Viagem ao Centro da Terra", "Cinco Semanas num Balão". 

H. G. WELLS (1866-1946)
Conhecido como o precursor da ficção científica moderna, o inglês H. G. Wells sempre acreditou que o desenvolvimento científico poderia trazer racionalidade para a ordem social, progresso moral e felicidade para o homem. Fazia questão de mostrá-las em seus livros (quando alguma de suas personagens não seguia essas premissas, seu fim era bastante dolorido). O jovem Wells foi aluno de Charles Darwin e de Thomas Henry Huxley (pai de Aldous Huxley). Foi jornalista, mas ficou rico escrevendo para a literatura. Wells influenciou 10 entre 10 escritores de ficção científica.

Principais obras de SCI-FI: "A Máquina do Tempo", "A Ilha do Dr. Moreau", "Guerra dos Mundos", "O Homem invisível", "Os Dias do Cometa", "O Alimento dos Deuses".


3 comentários:

  1. Saiu o terceiro episódio de Febre do Cão.

    Febre do Cão é um e-book de ficção em formato de blog com um capítulo novo por semana.

    De leitura rápida e linguagem simples, a trama conta a jornada de Dante, no cenário caótico de uma cidade que entrou em colapso, causado por uma série de eventos que Elisa, repórter e namorada do protagonista, investigava antes de desaparecer.

    Espero que gostem:

    http://febredocao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola´pessoal do blog Necrose, estou escrevendo uma distopia pós apocalipse climático. Fiz um blog para divulgar trechos afim de submeter as ideias. Gostaria de receber avaliações, desta forma buscarei melhor a escrita e os objetivos do livro. A ficção cientifica se passa num Brasil que se reconstruiu depois do grande alagamento dos mares.
    http://unversosdasideias.blogspot.in/2014/04/rascunhos-de-um-possivel-livro-de.html#.VNa8_udA5OI

    Agradecido.
    Francisco.

    ResponderExcluir